top of page

Prova de Vida em Portugal

Atualizado: 26 de abr. de 2023


Também chamado de Atestado de Vida, este documento tem como principal objetivo atestar que uma pessoa que se encontra fora do seu país está viva e apta para continuar a usufruir determinado benefício. Em Portugal, o cidadão poderá obter o Atestado de Vida diretamente em notário, no Consulado Brasileiro ou diretamente com a CACB através de videoconferência com um cartório brasileiro. Quando esse documento é obtido através de advogado ou notário, deverá ainda ser apostilado para que seja reconhecido no Brasil. O Atestado de Vida deverá ser enviado pelo próprio interessado ou por procurador ao seu órgão de vinculação. Documentação necessária:

  • Passaporte brasileiro, válido ou não, desde que a foto que se consiga perceber a identificação do titular; ou

  • Carteira de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal, ou outro órgão estadual ou distrital para esse fim; ou

  • Carteira expedida por órgão público que seja reconhecida, por lei federal, como documento de identidade válido em todo o território nacional; ou

  • Carteira nacional de habilitação válida, com fotografia, expedida pelo DETRAN; ou

  • Documento de identidade expedido por órgão fiscalizador exercício de profissão regulamentada por lei.


Caso seja beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ainda apresentar o número do benefício.

Como podemos ajudar?

Para auxiliar na realização da sua Prova de Vida, a Central de Atendimento ao Cidadão Brasileiro (CACB), realiza a Prova de Vida diretamente por videoconferência com os cartórios brasileiros, assinada através de um certificado digital para pessoa fisica (emitido somente para a assinatura do documento), é emitida na hora no cartório e enviada por correio para qualquer parte do Brasil. Ajudamos ainda com o apostilamento de todo o tipo de documentação que você necessita.

O que é necessário para requerer um documento apostilado? Basta enviar um email para contato@cacbbrasil.com.br ou uma mensagem para o nosso WhatsApp +351 968 574 315 e iremos passar as orientações completas sobre os dados a serem informados e os procedimentos que deve realizar.

bottom of page